Sorry by the absence, folks.... Gente, desculpem-me pela ausência, mas foi por uma, ou melhor, duas causas justas. A primeira foi devido à capacitação para os PI de Inglês do Município. A segunda foi por causa do IX CBLA que ocorreu na UFRJ essa semana. Depois eu escrevo sobre esses dias de corre-corre e muita, muita construção e troca de conhecimento. Bem, após ter elaborado o esqueleto do meu projeto comecei a me preocupar com a bibliografia que tinha até aquele momento. Sobre letramento eu já tinha bastante coisa, o meu problema era gêneros textuais e Inglês Instrumental. Mandei um e-mail para minha orientadora, cuja resposta me acalmou bastante. Como algumas disciplinas importantes para mim ainda não haviam começado, como a de genêros discursivos e a de línguas para fins específicos, ficaria meio complicado eu resolver isso agora. A própria prof. Gisele, umas das responsáveis pela primeira matéria aqui citada, ainda estava selecionando os autores que ela iria utilizar. Sendo assim, ela me aconselhou a elaborar o questionário que será aplicado aos profs. Para tanto, utilizei os questionários enviados pelo prof. Antônio como ponto de partida, assim como também levei em consideração os objetivos da minha pesquisa. A seguir, apresento a vocês a versão final deste instrumento, após as sugestões da minha orientadora e as alterações feitas por mim.
QUESTIONÁRIO
O objetivo principal deste questionário é traçar um “retrato” do profissional de Língua Inglesa que atua no CApUERJ. Para isso, serão abordadas questões como formação acadêmica, atuação docente, conceito de leitura e sua aplicação, conceito de gênero textual e sua aplicação e prática docente. Os dados deste questionário serão analisados em um trabalho monográfico a ser apresentado ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Língua Estrangeira do CEFET-RJ. Enfatizo que a identidade do entrevistado e o nome da instituição serão mantidos em sigilo. Conto com a sua colaboração!
A. APRESENTAÇÃO E FORMAÇÃO ACADÊMICA:
1. Nome:
2. Idade:
3. Possui formação superior na área de Letras? ( ) SIM ( ) NÃO
Em caso afirmativo, cursou a Licenciatura: ( ) SIM ( ) NÃO
Instituição:
Ano de conclusão:
4. Já teve a oportunidade de cursar Pós-Graduação: ( ) SIM ( ) NÃO
Em caso afirmativo, em que nível:
( ) Especialização Lato Sensu
( ) Mestrado
( ) Doutorado
Em qual área:
Instituição:
Ano de conclusão:
Tema de pesquisa:
B. ATUAÇÃO DOCENTE:
1. Há quanto tempo atua como professor de Inglês?
2. O que você entende por ensinar Língua Inglesa a seus alunos?
3. Marque abaixo os espaços de atuação onde já lecionou ou ainda leciona como professor de inglês:
( ) escolas públicas
( ) escolas privadas
( ) faculdades / universidades privadas
( ) faculdades / universidades públicas
( ) cursos de idiomas
( ) cursos pré-vestibulares
( ) ONG
( ) aulas particulares individuais / em grupo
( ) aulas particulares em empresas.
Outros:
4. Atualmente, leciona em todos os contextos mencionados acima?
( ) SIM ( ) NÃO
Especifique o nome da instituição e o nível de ensino:
(Exemplos: (1) Colégio Pedro II – 6° ao 9° Ensino Fundamental; (2) Cultura Inglesa Curso de Idiomas – nível básico)
5. Caso lecione em mais de um espaço, acredita que existe diferença de atuação por parte do professor?
( ) SIM ( ) NÃO
Justifique sua resposta:
C. Conceito de leitura e sua aplicação:
1. O que entende por leitura?
2. O que entende por ensinar leitura em EFL?
3. De que forma o ensino da leitura em EFL é importante/pertinente a sua prática pedagógica em sala?
D. Conceito de GÊNERO TEXTUAL e sua aplicação:
1. O que entende por gêneros textuais?
2. De que forma utiliza os gêneros textuais em EFL?
3. Qual a pertinência/importância dos gêneros textuais para sua prática pedagógica?
E. PRÁTICA DOCENTE:
1. Segundo sua prática pedagógica, como se dá o processo de ensino/aprendizagem de EFL? Que estratégias você utiliza para alcançar seus objetivos?
2. O que você entende por PCN’S? Você os utiliza como base para sua prática pedagógica? Cite alguns exemplos.
Agradeço muito sua participação!
Prof. Patrícia Helena
patygirl@gmail.com
No comments:
Post a Comment