Friday, July 29, 2011

Flashback 3

Sorry by the absence, folks.... Gente, desculpem-me pela ausência, mas foi por uma, ou melhor, duas causas justas. A primeira foi devido à capacitação para os PI de Inglês do Município. A segunda foi por causa do IX CBLA que ocorreu na UFRJ essa semana. Depois eu escrevo sobre esses dias de corre-corre e muita, muita construção e troca de conhecimento. Bem, após ter elaborado o esqueleto do meu projeto comecei a me preocupar com a bibliografia que tinha até aquele momento. Sobre letramento eu já tinha bastante coisa, o meu problema era gêneros textuais e Inglês Instrumental. Mandei um e-mail para minha orientadora, cuja resposta me acalmou bastante. Como algumas disciplinas importantes para mim ainda não haviam começado, como a de genêros discursivos e a de línguas para fins específicos, ficaria meio complicado eu resolver isso agora. A própria prof. Gisele, umas das responsáveis pela primeira matéria aqui citada, ainda estava selecionando os autores que ela iria utilizar. Sendo assim, ela me aconselhou a elaborar o questionário que será aplicado aos profs. Para tanto, utilizei os questionários enviados pelo prof. Antônio como ponto de partida, assim como também levei em consideração os objetivos da minha pesquisa. A seguir, apresento a vocês a versão final deste instrumento, após as sugestões da minha orientadora e as alterações feitas por mim.

QUESTIONÁRIO
O objetivo principal deste questionário é traçar um “retrato” do profissional de Língua Inglesa que atua no CApUERJ. Para isso, serão abordadas questões como formação acadêmica, atuação docente, conceito de leitura e sua aplicação, conceito de gênero textual e sua aplicação e prática docente. Os dados deste questionário serão analisados em um trabalho monográfico a ser apresentado ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Língua Estrangeira do CEFET-RJ. Enfatizo que a identidade do entrevistado e o nome da instituição serão mantidos em sigilo. Conto com a sua colaboração!

A.    APRESENTAÇÃO E FORMAÇÃO ACADÊMICA:

1.      Nome:
2.      Idade:
3.      Possui formação superior na área de Letras? (      ) SIM (     ) NÃO
Em caso afirmativo, cursou a Licenciatura: (      ) SIM (      ) NÃO
Instituição:
Ano de conclusão:

4.       Já teve a oportunidade de cursar Pós-Graduação: (      ) SIM (      ) NÃO
Em caso afirmativo, em que nível:
(      ) Especialização Lato Sensu
(      ) Mestrado
(      ) Doutorado
Em qual área:
Instituição:
Ano de conclusão:
Tema de pesquisa:



B.     ATUAÇÃO DOCENTE:


1.      Há quanto tempo atua como professor de Inglês?

2.      O que você entende por ensinar Língua Inglesa a seus alunos?



3.      Marque abaixo os espaços de atuação onde já lecionou ou ainda leciona como professor de inglês:

(      ) escolas públicas
(      ) escolas privadas
(      ) faculdades / universidades privadas
(      ) faculdades / universidades públicas
(      ) cursos de idiomas
(      ) cursos pré-vestibulares
(      ) ONG
(      ) aulas particulares individuais / em grupo
(      ) aulas particulares em empresas.

Outros:

4.      Atualmente, leciona em todos os contextos mencionados acima?

(      ) SIM (      ) NÃO

Especifique o nome da instituição e o nível de ensino:
(Exemplos: (1) Colégio Pedro II – 6° ao 9° Ensino Fundamental; (2) Cultura Inglesa Curso de Idiomas – nível básico)



5.      Caso lecione em mais de um espaço, acredita que existe diferença de atuação por parte do professor?
(      ) SIM (      ) NÃO
           
Justifique sua resposta:



C.    Conceito de leitura e sua aplicação:

1.      O que entende por leitura?
2.      O que entende por ensinar leitura em EFL?
3.      De que forma o ensino da leitura em EFL é importante/pertinente a sua prática pedagógica em sala?





D.    Conceito de GÊNERO TEXTUAL e sua aplicação:

1.      O que entende por gêneros textuais?
2.      De que forma utiliza os gêneros textuais em EFL?
3.      Qual a pertinência/importância dos gêneros textuais para sua prática pedagógica?

E.     PRÁTICA DOCENTE:
1.      Segundo sua prática pedagógica, como se dá o processo de ensino/aprendizagem de EFL? Que estratégias você utiliza para alcançar seus objetivos?



2.      O que você entende por PCN’S? Você os utiliza como base para sua prática pedagógica? Cite alguns exemplos.













Agradeço muito sua participação!

Prof. Patrícia Helena
patygirl@gmail.com


No comments:

Post a Comment