Sunday, July 24, 2011

Flashback 2

Pois é, gente, pelo visto vai ser meio complicado manter a promessa de 1 post/dia. Sendo assim, vamos deixar de lado essa palavra tão forte e seguir escrevendo os posts da melhor maneira possível. Depois do meu primeiro encontro com a minha orientadora, comecei a pensar nas dicas que ela me deu e fazer as alterações no esqueleto do projeto. Saí da nossa reunião muito feliz e cheia de gás para decolar com os trabalhos. Fiquei impressionada com a capacidade da prof. Gisele de notar certos aspectos no que eu havia escrito, coisas que não haviam passado pela minha cabeça, como por exemplo, a maneira correta de fazer uma boa pergunta, a importância de não mostrar juízos de valores ao afirmar algo, a utilização de verbos mais apropriados, a necessidade de modalizar as hipóteses a fim de não cair no empirismo, etc. Fatores que só alguém com a experiência dela em pesquisa poderia perceber. Nesse primeiro encontro também estavam as outras duas orientandas da professora, minhas colegas de pós Aline e Nathália. A professora enfatizou a importância de cada uma saber sobre a pesquisa da outra, pois assim poderíamos nos ajudar mutuamente. A seguir, mostro a vocês as modificações que fiz com base nas sugestões da minha orientadora.

PROJETO DE PESQUISA - ANTEPROJETO

CEFET/RJ
Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras
ALUNO (A): Patrícia Helena da Silva Costa
TEMA:
(ÁREA DE LETRAS)


Gêneros Textuais como práticas de Letramento no Ensino de Língua Inglesa.


DELIMITAÇÃO
 DO TEMA (TÍTULO):

Leio, logo existo: a leitura e os gêneros textuais como instrumentos de ação no mundo nas aulas de Língua Inglesa para o Ensino Médio.




PROBLEMATIZAÇÃO:
(QUESTIONAMENTO)










HIPÓTESE 1:







HIPÓTESE 2:




·         Como as práticas sociais são trabalhadas na aula de Língua Inglesa para o Ensino Médio?

·         Que atividades contribuem para o cumprimento do papel social da Língua Inglesa e também para o preparo do aluno para o mercado de trabalho/vestibular?


·         Que atividades de leitura em Língua Inglesa para o Ensino Médio colaboram para a formação de um aluno reflexivo, crítico?


·         A utilização de gêneros textuais no ensino de Língua Inglesa deve possibilitar ao professor abordar questões relativas ao contexto social, cultural e histórico dos alunos.




·         Há uma tendência nas aulas de Língua Inglesa do Ensino Médio de uma prática de Letramento ideológico em detrimento de uma prática autônoma e funcional.


OBJETIVO GERAL:
( ÚNICO)





OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
(VÁRIOS )
Mostrar a relevância dos gêneros textuais nas práticas de Letramento presentes nas aulas de Língua Inglesa do 1° ano do Ensino Médio em um colégio de aplicação do município do Rio de Janeiro.



·         Descrever e analisar a utilização de gêneros textuais nas aulas de Inglês Instrumental do 1° ano do Ensino Médio.

·         Descrever as práticas de Letramento presentes nas aulas de Língua Inglesa do 1° ano do Ensino Médio.

JUSTIFICATIVAS:

A investigação a respeito do emprego de gêneros textuais nas aulas de Inglês Instrumental do Ensino Médio pode ajudar a:

·         propor uma reflexão em torno das práticas de Letramento presentes nas aulas de Língua Inglesa do Ensino Médio;

·         mostrar como, na prática, são utilizadas as orientações dos Parâmetros Nacionais Curriculares de Língua Estrangeira  para o Ensino Médio;

·         sugerir respostas para as possíveis dúvidas dos docentes em relação ao emprego de gêneros textuais nas aulas de Língua Inglesa para o Ensino Médio.


METODOLOGIA

Pesquisa etnográfica (instrumentos: notas de campo, questionário destinado aos professores de Língua Inglesa e gravação de áudio das aulas do 1° ano do Ensino Médio)
CRONOGRAMA





REFERÊNCIAS:
(AUTORES RELATIVOS AO TEMA PROPOSTO)
Paulo Freire, Magda Soares, Angela Kleiman, Bakhtin, Luiz Paulo da Moita Lopes, Elzimar Goettenauer de Marins Costa, Maria Cristina Damianovic, Ministério da Educação.



No comments:

Post a Comment