Pois é, gente, pelo visto vai ser meio complicado manter a promessa de 1 post/dia. Sendo assim, vamos deixar de lado essa palavra tão forte e seguir escrevendo os posts da melhor maneira possível. Depois do meu primeiro encontro com a minha orientadora, comecei a pensar nas dicas que ela me deu e fazer as alterações no esqueleto do projeto. Saí da nossa reunião muito feliz e cheia de gás para decolar com os trabalhos. Fiquei impressionada com a capacidade da prof. Gisele de notar certos aspectos no que eu havia escrito, coisas que não haviam passado pela minha cabeça, como por exemplo, a maneira correta de fazer uma boa pergunta, a importância de não mostrar juízos de valores ao afirmar algo, a utilização de verbos mais apropriados, a necessidade de modalizar as hipóteses a fim de não cair no empirismo, etc. Fatores que só alguém com a experiência dela em pesquisa poderia perceber. Nesse primeiro encontro também estavam as outras duas orientandas da professora, minhas colegas de pós Aline e Nathália. A professora enfatizou a importância de cada uma saber sobre a pesquisa da outra, pois assim poderíamos nos ajudar mutuamente. A seguir, mostro a vocês as modificações que fiz com base nas sugestões da minha orientadora.
PROJETO DE PESQUISA - ANTEPROJETO
CEFET/RJ Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras | |
ALUNO (A): Patrícia Helena da Silva Costa | |
TEMA: (ÁREA DE LETRAS) | Gêneros Textuais como práticas de Letramento no Ensino de Língua Inglesa. |
DELIMITAÇÃO DO TEMA (TÍTULO): | Leio, logo existo: a leitura e os gêneros textuais como instrumentos de ação no mundo nas aulas de Língua Inglesa para o Ensino Médio. |
PROBLEMATIZAÇÃO: (QUESTIONAMENTO) HIPÓTESE 1: HIPÓTESE 2: | · Como as práticas sociais são trabalhadas na aula de Língua Inglesa para o Ensino Médio? · Que atividades contribuem para o cumprimento do papel social da Língua Inglesa e também para o preparo do aluno para o mercado de trabalho/vestibular? · Que atividades de leitura em Língua Inglesa para o Ensino Médio colaboram para a formação de um aluno reflexivo, crítico? · A utilização de gêneros textuais no ensino de Língua Inglesa deve possibilitar ao professor abordar questões relativas ao contexto social, cultural e histórico dos alunos. · Há uma tendência nas aulas de Língua Inglesa do Ensino Médio de uma prática de Letramento ideológico em detrimento de uma prática autônoma e funcional. |
OBJETIVO GERAL: ( ÚNICO) OBJETIVOS ESPECÍFICOS: (VÁRIOS ) | Mostrar a relevância dos gêneros textuais nas práticas de Letramento presentes nas aulas de Língua Inglesa do 1° ano do Ensino Médio em um colégio de aplicação do município do Rio de Janeiro. · Descrever e analisar a utilização de gêneros textuais nas aulas de Inglês Instrumental do 1° ano do Ensino Médio. · Descrever as práticas de Letramento presentes nas aulas de Língua Inglesa do 1° ano do Ensino Médio. |
JUSTIFICATIVAS: | A investigação a respeito do emprego de gêneros textuais nas aulas de Inglês Instrumental do Ensino Médio pode ajudar a: · propor uma reflexão em torno das práticas de Letramento presentes nas aulas de Língua Inglesa do Ensino Médio; · mostrar como, na prática, são utilizadas as orientações dos Parâmetros Nacionais Curriculares de Língua Estrangeira para o Ensino Médio; · sugerir respostas para as possíveis dúvidas dos docentes em relação ao emprego de gêneros textuais nas aulas de Língua Inglesa para o Ensino Médio. |
METODOLOGIA | Pesquisa etnográfica (instrumentos: notas de campo, questionário destinado aos professores de Língua Inglesa e gravação de áudio das aulas do 1° ano do Ensino Médio) |
CRONOGRAMA | |
REFERÊNCIAS: (AUTORES RELATIVOS AO TEMA PROPOSTO) | Paulo Freire, Magda Soares, Angela Kleiman, Bakhtin, Luiz Paulo da Moita Lopes, Elzimar Goettenauer de Marins Costa, Maria Cristina Damianovic, Ministério da Educação. |
No comments:
Post a Comment