Sorry, everyone! Quebrei a promessa comigo mesma. Ontem não postei nada. Foi um dia muito complicado, cheio de afazeres e por isso não tive tempo de postar nada. Então, vamos ao que interessa. Flashback 1. Após a apresentação inicial do que seria o tema, problema e hipótese do projeto, marquei a primeira reunião com a minha orientadora, a professora Gisele Fonseca, para o dia 02/05. Para tanto, comecei a selecionar, dentre os textos enviados pelo professor Antônio, aqueles que poderiam me ajudar a delimitar o meu tema de pesquisa. O primeiro texto que me chamou a atenção foi Aprender Inglês Para Não Perder O Bonde da História de Maria Cristina Damianovic. Neste artigo a autora enfatiza a importância da formação de professores que entendam as visões sócio-histórica-culturais que permeiam o ensino-aprendizagem da língua inglesa e que estejam conscientes de que são responsáveis pela formação integral do aluno como cidadão. O segundo texto que também achei muito interessante, embora seja voltado para o ensino de espanhol, foi Gêneros Discursivos e Leitura em Língua Estrangeira de Elzimar Goettenauer de Mrins Costa. O texto trata da utilização dos gêneros discursivos em atividades de leitura em espanhol como língua estrangeira. Para tanto, ele apresenta "uma sequência didática de análise e comparação de diferentes gêneros discursivos, desenvolvida em um curso de leitura para alunos de Licenciatura Letras/Espanhol da UFMG, apontando desdobramentos para o ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira". Somando essas leituras com os textos que estudei sobre letramento e com o discurso dos PCNEM e seus documentos auxiliares a respeito das habilidades a serem desenvolvidas no ensino de I/LE, elaborei uma versão um pouco mais extendida da proposta do meu projeto. Segue abaixo a planilha que eu preenchi para mostrar a minha orientadora:
PROJETO DE PESQUISA - ANTEPROJETO
CEFET/RJ Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras | |
ALUNO(A): Patrícia Helena da Silva Costa | |
TEMA: (ÁREA DE LETRAS) | Gêneros Textuais como práticas de Letramento no Ensino de Língua Inglesa |
DELIMITAÇÃO DO TEMA (TÍTULO): | Leio, logo existo - a leitura como instrumento para agir no mundo: a utilização de gêneros textuais no ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio |
PROBLEMATIZAÇÃO: (QUESTIONAMENTO) HIPÓTESE 1: HIPÓTESE 2: | · Levando em consideração as orientações dos PCN’s para o Ensino Médio, em que a leitura é a habilidade principal a ser desenvolvida na aula de Língua Estrangeira, neste caso a Língua Inglesa, e que o mesmo deve ser feito de maneira a contribuir para a formação do aluno como cidadão, como as práticas sociais são trabalhadas na sala de aula? · Como a LI pode cumprir o seu papel social e ao mesmo tempo preparar o aluno para o mercado de trabalho/vestibular? · Como trabalhar a leitura em LI no EM de maneira a realmente contribuir para a formação de um aluno reflexivo, crítico? · A utilização de gêneros textuais no ensino de LI possibilita ao professor abordar questões relativas ao contexto social, cultural e histórico dos alunos. · Direcionar as aulas de LI para uma prática de Letramento ideológico em detrimento de uma prática autônoma e funcional. |
OBJETIVO GERAL : ( ÚNICO) OBJETIVOS ESPECÍFICOS: (VÁRIOS ) | Mostrar a importância dos gêneros textuais nas práticas de Letramento presentes nas aulas de LI do 1° ano do EM em um colégio de aplicação do município do RJ. · Descrever a utilização de gêneros textuais nas aulas de Inglês Instrumental do 1° ano do EM. · Descrever as práticas de Letramento presentes nas aulas de LI do 1° ano do EM . |
JUSTIFICATIVAS: | A investigação a respeito do emprego de gêneros textuais nas aulas de Inglês Instrumental do Ensino Médio pode ajudar a: · sugerir respostas para as possíveis dúvidas dos docentes em relação ao emprego de gêneros textuais nas aulas de LI do EM. · mostrar como, na prática, são utilizadas as orientações dos PCN’s de LE do EM; · propor uma reflexão em torno das práticas de Letramento presentes nas aulas de LI do EM; |
METODOLOGIA | Pesquisa etnográfica |
CRONOGRAMA | |
REFERÊNCIAS: (AUTORES RELATIVOS AO TEMA PROPOSTO) | Paulo Freire, Magda Soares, Angela Kleiman, Bakhtin, Luiz Paulo da Moita Lopes, Elzimar Goettenauer de Marins Costa, Maria Cristina Damianovic, Ministério da Educação. |
No comments:
Post a Comment