Friday, July 22, 2011

Flashback 1

Sorry, everyone! Quebrei a promessa comigo mesma. Ontem não postei nada. Foi um dia muito complicado, cheio de afazeres e por isso não tive tempo de postar nada. Então, vamos ao que interessa. Flashback 1. Após a apresentação inicial do que seria o tema, problema e hipótese do projeto, marquei a primeira reunião com a minha orientadora, a professora Gisele Fonseca, para o dia 02/05. Para tanto, comecei a selecionar, dentre os textos enviados pelo professor Antônio, aqueles que poderiam me ajudar a delimitar o meu tema de pesquisa. O primeiro texto que me chamou a atenção foi Aprender Inglês Para Não Perder O Bonde da História de Maria Cristina Damianovic. Neste artigo a autora enfatiza a importância da formação de professores que entendam as visões sócio-histórica-culturais que permeiam o ensino-aprendizagem da língua inglesa e que estejam conscientes de que são responsáveis pela formação integral do aluno como cidadão. O segundo texto que também achei muito interessante, embora seja voltado para o ensino de espanhol, foi Gêneros Discursivos e Leitura em Língua Estrangeira de Elzimar Goettenauer de Mrins Costa. O texto trata da utilização dos gêneros discursivos em atividades de leitura em espanhol como língua estrangeira. Para tanto, ele apresenta "uma sequência didática de análise e comparação de diferentes gêneros discursivos, desenvolvida em um curso de leitura para alunos de Licenciatura Letras/Espanhol da UFMG, apontando desdobramentos para o ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira". Somando essas leituras com os textos que estudei sobre letramento e com o discurso dos PCNEM e seus documentos auxiliares a respeito das habilidades a serem desenvolvidas no ensino de I/LE, elaborei uma versão um pouco mais extendida da proposta do meu projeto. Segue abaixo a planilha que eu preenchi para mostrar a minha orientadora:

PROJETO DE  PESQUISA - ANTEPROJETO

CEFET/RJ
Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras
ALUNO(A): Patrícia Helena da Silva Costa
TEMA:
(ÁREA DE LETRAS)


Gêneros Textuais como práticas de Letramento no Ensino de Língua Inglesa


DELIMITAÇÃO
 DO TEMA (TÍTULO):

Leio, logo existo - a leitura como instrumento para agir no mundo: a utilização de gêneros textuais no ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio





PROBLEMATIZAÇÃO:
(QUESTIONAMENTO)








HIPÓTESE 1:







HIPÓTESE 2:




·         Levando em consideração as orientações dos PCN’s para o Ensino Médio, em que a leitura é a habilidade principal a ser desenvolvida na aula de Língua Estrangeira, neste caso a Língua Inglesa, e que o mesmo deve ser feito de maneira a contribuir para a formação do aluno como cidadão, como as práticas sociais são trabalhadas na sala de aula?

·         Como a LI pode cumprir o seu papel social e ao mesmo tempo preparar o aluno para o mercado de trabalho/vestibular?

·         Como trabalhar a leitura em LI no EM de maneira a realmente contribuir para a formação de um aluno reflexivo, crítico?


·         A utilização de gêneros textuais no ensino de LI possibilita ao professor abordar questões relativas ao contexto social, cultural e histórico dos alunos.




·         Direcionar as aulas de LI para uma prática de Letramento ideológico em detrimento de uma prática autônoma e funcional.


OBJETIVO   GERAL :
( ÚNICO)

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
(VÁRIOS )
Mostrar a importância dos gêneros textuais nas práticas de Letramento presentes nas aulas de LI do 1° ano do EM em um colégio de aplicação do município do RJ.

·         Descrever a utilização de gêneros textuais nas aulas de Inglês Instrumental do 1° ano do EM.
·         Descrever as práticas de Letramento presentes nas aulas de LI do 1° ano do EM .

JUSTIFICATIVAS:

A investigação a respeito do emprego de gêneros textuais nas aulas de Inglês Instrumental do Ensino Médio pode ajudar a:

·         sugerir respostas para as possíveis dúvidas dos docentes em relação ao emprego de gêneros textuais nas aulas de LI do EM.

·         mostrar como, na prática, são utilizadas as orientações dos PCN’s de LE do EM;


·         propor uma reflexão em torno das práticas de Letramento presentes nas aulas de LI do EM;




METODOLOGIA

Pesquisa etnográfica
CRONOGRAMA





REFERÊNCIAS:
(AUTORES RELATIVOS AO TEMA PROPOSTO)
Paulo Freire, Magda Soares, Angela Kleiman, Bakhtin, Luiz Paulo da Moita Lopes, Elzimar Goettenauer de Marins Costa, Maria Cristina Damianovic, Ministério da Educação.




Como diz o sábio Perninha, "That's all folks". "Por hoje é só, pessoal". Aguardem as cenas do próximo capítulo.


No comments:

Post a Comment